segunda-feira, 15 de setembro de 2008

INDEPENDENTES INCOMODAM A ROLLING STONE




Matéria extraída do Blogger Espaço Cubo
Rolling Stone Brasil publica críticas sobre Abrafin
por Marielle Ramires
da Cubo comunicação


A RS Brasil publicou neste mês de setembro uma matéria ampla sobre os festivais de música independente. A matéria trouxe opiniões diversas sobre o contexto que envolve os festivais de música associados a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais de Música Independente), organização esta que conta com trinta e dois eventos do gênero, associados, incluindo o Festival Calango, o Grito Rock América do Sul e a Semana da Música, três produções assinados e capitaneadas pela tecnologia Espaço Cubo.

Na matéria músicos criticam o uso do dinheiro público para a realização de eventos, especialmente àqueles que cobram ingressos para acesso ao público, e reivindicam critérios estatutários para que a entidade não se transforme numa "grande panela". No contraponto, o presidente da Abrafin esclarece que há prestação de contas no que se refere a uso de recursos públicos, e defende, em outras palavras, que a troca que acontece entre os associados é o intercâmbio de knowhow e tecnologia, que, aliás,são pressupostos abertamente defendidos não apenas pela Abrafin, mas também pelo Circuito Fora do Eixo, que envolve dezenas de coletivos produtores no campo da cultura no país.

Fato é que a Abrafin é uma das mais importantes organizações civis atuantes no campo da cultura no Brasil na atualidade, e vem impulsionando o desenvolvimento dos festivais (principais plataformas da música independente no Brasil hoje), sua melhor estruturação, bem como o desenvolvimento de novas estruturas no campo da música, estimulando o surgimento, por ex, de organização novas como a Casas Associadas - que reúne casas de shows em todo o país.

E mais, vem se mostrando como um dos principais cases do setor em toda a América Latina, pois faz circular centenas de bandas ao ano (nunca antes ocorrido no Brasil), potencializando cenários locais, promovendo integração entre cenários estaduais e entre países, impulsionando a economia da música independente através do diálogo em rede, etc, etc, etc. Durante a Buenos Aires Feira Internacional da Música, a Associação foi ponta de lança no que se referiu ao debate de integração entre os mercados situados neste ponto do mapa global. Na dúvida, só dar o play no Boletim publicado na última sexta, dia 12, logo abaixo neste veículo.

É interessante também pontuar que críticas são sempre bem vindas, levantam o debate e ajudam a conjecturar rumos, mas quando fundamentadas. Criticar por criticar, ou criticar pautado em umbiguismo é "dar sustentação ao velho modus operandi", especialmente pra quem vive ou gostaria de viver desse mercado, que sim, é novo, pois é mais democrático.

Em síntese, criticar pautado em achismo acaba sendo um tiro no próprio pé ou, em outras palavras, simples e pura burrice.

Nenhum comentário: