quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MORRE GUITARRISTA DO STOOGES


Ron Asheton, guitarrista do Stooges, foi encontrado morto em sua casa nesta terça-feira, 6. O músico tinha 60 anos de idade e, segundo a polícia de Ann Arbor, onde morava, estava morto "há alguns dias". A informação é do site do semanário britânico NME.

O assistente do músico entrou em contato com a polícia depois de dias sem conseguir falar com o guitarrista. Ainda não se sabe a causa da morte.

Asheton é um dos fundadores do Stooges. Em 1967, se uniu ao baterista Scott, seu irmão, completando a banda com o baixista Dave Alexander (morto em 1975) e Iggy Pop. O grupo, impulsionado também pela figura de Iggy, tornou-se um ícone do punk rock na década de 1970, influenciando inúmeras bandas desde então.

Em 1973, depois do lançamento de Raw Power, terceiro disco da carreira, o grupo se separou. Asheton seguiu na música, participando de projetos como o Destroy All Monsters e Dark Carnival. Em 1998, gravou a trilha sonora do filme Velvet Goldmine ao lado de integrantes do Mudhoney, Sonic Youth e Minutemen.

O Stooges se reuniram em 2003 (com Mike Watt, do Minutemen, no lugar de Alexander), tocando pela primeira em 30 anos. Iggy e seus companheiros se apresentaram no Brasil em 2005. Dois anos depois, lançaram o disco de inéditas The Wilderness.

Nenhum comentário: