Conteúdo: G-1
Na foto: Taylor Swift
As vendas de discos continuaram caindo em 2008, enquanto o crescimento do download de faixas digitais não conseguiu compensar a queda da venda de CDs no ano.
Os resultados das vendas divulgados nesta quarta-feira (31) pela Nielson Co. mostram que o total de vendas de álbuns nos EUA, incluindo vendas de álbuns digitais, caiu para aproximadamente 428 milhões de unidades, uma queda de 8,5% em relação às 500 milhões de unidades vendidas em 2007.
A venda de álbuns físicos caiu de 450 milhões para 362 milhões, enquanto a venda de álbuns digitais cresceu 32%, batendo o recorde de quase 66 milhões de unidades.
O disco mais vendido do ano foi "The Carter III", do rapper Lil' Wayne. A cantora de country Taylor Swift teve dois discos no top 10: "Fearless", segundo disco da cantora ficou em terceiro lugar, e sua estréia homônima ficou com a sexta posição - Swift foi a artista que mais vendeu no ano.
As vendas de faixas individuais, feitas por sites como o iTunes, da Apple, cresceram 27%, e pela primeira vez ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades, com 1,07 bilhão de unidades vendidas. Nesse quesito, a campeã é a cantora de R&B Rihanna, que vendeu quase 10 milhões de faixas on-line.
Outro setor que apresentou crescimento significativo foi o de discos de vinil. "Abbey Road", dos Beatles, foi lançado em 1969, mas em 2008 vendeu mais de 16 mil unidades em vinil, ficando com o segundo lugar, atrás de "In rainbows", do Radiohead. E terceiro lugar vem "Chinese democracy", disco do Guns N' Roses que demorou quase15 anos para ser lançado.
Tendência
O relatório mostra uma tendência que vem se repetindo, complicando a vida da indústria fonográfica. Os consumidores preferem comprar faixas avulsas, só de suas músicas preferidas, no lugar de álbuns completos, diminuindo os lucros das gravadoras.
Algumas gravadoras estão fazendo progresso. Craig Kallman, presidente da Atlantic Records, subsidiária da Warner Music, que tem em seu casting artistas como Kid Rock e T.I., disse que seu selo chegou a um marco em setembro de 2008, quando o lucro com vendas digitais ultrapassou o lucro com vendas de CDs.
O selo, o maior vendedor de discos nos EUA em 2008, teve que ser mais cuidados na hora de escolher que artista promover e mais paciente ao esperar que as suas músicas façam sucesso, explica Kallman.
A Nielsen SoundScan disse que as vendas de álbuns caíram em todos os gêneros. A música clássica registrou a maior queda, com 26%, seguida pela queda de venda dos discos de country (24%) e de música latina (21%
Nenhum comentário:
Postar um comentário