quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FÓSSIL SAI EM TURNÊ SEM BAIXISTA



Extraído do site da Tramavirtual
Os dias têm sido corridos para a banda cearense Fossil. A saída do baixista e uma espécie de relações públicas informal da banda, George Frizzo, ocorreu na mesma época do lançamento do disco do grupo de rock instrumental e dos ajustes para uma megaturnê no interior paulista.

O disco é o seguinte a dois EPs (de 2004 e 2006), tem nome curioso, Insônia {La Movimentacion Musicale Intermezzo Minimal, e parece ser, mais do que qualquer outra coisa, um aquecimento para algo maior que virá mais tarde. "É um registro das primeiras composições do Fossil. Muita coisa nova já foi feita depois dessas", contam Vitor Colares e Eric Barbosa, membros da banda.

Uma faixa que os cearenses gravaram por aqui há poucos meses, "Magneto (High Speed)", no quadro 12 Horas (confira aqui), prova que as palavras de Colares e Barbosa fazem sentido. O tema é um diálogo entre cozinha e guitarras dinâmico como poucas vezes se escutou no rock brasileiro. Descende de alguma partícula mutada e perdida no universo depois das gravações de In Rainbows, do Radiohead, e mostra o que pode vir.

"'Magneto', na verdade, não é a primeira coisa assim, temos uma música alguns meses mais velha que chama 'Fósforo Para os Esquimós'. Essa já é um flerte com a coisa de 'Magneto'. E ainda há mais duas novas, novíssimas, que mantém um certo espírito dessa forma de composição. São 'Secesso' e 'Missa Nova'".

A banda deverá polir esses novos temas desfalcada de um baixista propriamente dito. George Frizzo (na foto desta matéria, Frizzo regula um equipamento à esquerda) tem uma grande rede de amizades em toda a cena independente brasileira e era o personagem que a maioria identificava quando o Fossil era mencionado. O instrumentista não faz mais parte da banda desde agosto. "Não havia mais um clima harmonioso, não estava funcionando mais. Estamos curtindo o trio (com, ainda, Vitor Bluhm) com algumas participações. Vamos começar agora uma tour no interior de São Paulo, nela queremos tocar com variações de formação e depois é que vamos decidir o que procurar. Está sendo muito bom em trio", revelam Eric e Vitor.

Turnê "caipira"

Hoje, em Araraquara, o Fossil inicia uma extensa viagem-tour pelo interior de São Paulo. A turnê faz parte do projeto Itinerante. A iniciativa nasceu de uma parceria entre dois selos (Amplitude e Slag) e uma produtora (Tronco) e promove, paralelamente ao do Fossil, um circuito parecido de shows "caipiras" para a banda americana Attractive & Popular. Os cearenses, e os americanos também, passam por cidades como Bauru, Limeira e Sorocaba. Na bagagem, além da batida expectativa, típica da situação, há curiosidade: "Existem cidades que são novidades pra o Fóssil, pois desconhecemos completamente, tipo: Santos, Araraquara, Ribeirão Preto", contam os músicos.

Datas e mais informações sobre a turnê aqui.

Mais sobre o Fossil aqui.

Nenhum comentário: