quinta-feira, 5 de março de 2009

EL MATO A UN POLICIA MOTORIZADO(ARG)

Para los muertos e los vivos

Por: Vitor Diniz(POPMIX)

Uma das grandes bandas independentes do momento, curiosamente, vem da vizinha Argentina, e seus componentes também usam alcunhas que chamam a atenção. Niño Elefante (guitarra), Santiago Motorizado (baixo e voz), Doctora Muerte (bateria) e Pantro Puto (guitarra). Já o nome do grupo não deixa por menos, em termos de peculiaridade: o quarteto platense se chama El Mato A Un Policia Motorizado.

A banda, uma das mais empolgantes do universo indie em todo o planeta, se destaca pelas boas ideias que apontam para direções artísticas das mais interessantes.

elmato-31

No final de 2008, El Mato A Un Policia Motorizado, que cresceu em popularidade graças ao hype via internet e ao buzz em torno de seus disputados shows pela Argentina, lançou o E.P ”Dia De Los Muertos”, competente registro que traz sete avassaladoras músicas e que é o último de uma trilogia que mostrou como é apurado o senso conceitual do grupo de La Plata.

Se este último E.P é temático sobre a morte, o primeiro, ”Navidad De Reserva”, de 2005, se restringia ao nascimento, enquanto ”Un Millón De Euros”, de 2006, era dedicado à vida.

Discorde se for capaz

O quarteto que já é uma febre prestes a romper a fronteira do underground local, e que vem encantando a imprensa argentina, neste último E.P da bela trinca, consegue prender o ouvinte com seu indie rock, que tanto remete aos americanos do Yo La Tengo, quanto a grupos britânicos como British Sea Power, ou até mesmo o Glasvegas, ou por uma conexão mais distorcida, ao Jesus & Mary Chain.

O fato é que este surpreendente grupo platense, que surgiu em 2004 e lançou em 2005 seu autointitulado e despretencioso disco de estreia, não deve nada à maioria das bandas indies dos principais centros do pop mundial atualmente. Ouça atentamente músicas como ”El Dia Del Huracan” e ”Mi Proximo Movimiento”, que estão no E.P ”Dia de Los Muertos” e discorde se for capaz!

Nenhum comentário: