quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SEDA(MT) - Terceira Semana do Àudio Visual

Conteúdo: Seda

Os cinco pacotinhos da 3º SEDA estão imperdíveis. Várias atividades e atrações nacionais. Confiram!

1º Pacote de seda - Oficina cinematográfica e seus oficineiros

Sim, esse ano o termo volta a ser no plural, volta porque na primeira seda também tivemos mais de um, inclusive um dos oficineiros desse ano é repetido, Otavio Pacheco, cineasta paulista, recentemente dirigiu/produziu/editou o clipe Noise James do Macaco Bong e também foi instrutor na primeira Semana do Audivisual, porém agora quem o acompanha é Daniel Lisboa, terrorista audiovisual, como se auto denomina, vindo de Salvador e membro da Cavalo do Cão Filmes, Daniel circula pelos festivais de cinema do país e atualmente tem um vídeo na exposição I/Legítimo, no MIS São Paulo. As oficinas acontecem nos períodos matutino e vespertino, entre os dias 08 e 14 de dezembro no MISC. Bora fazer filmes?

Saiba mais através dos link´s dos caras:
www.youtube.com/ocktus - Otávio
www.youtube.com/cavalodocao - Daniel

2º Pacote de Seda - O Ciclo de Debates

Os debates objetivam o diálogo entre os diferentes núcleos artísticos, para propor e encontrar alternativas para a produção audiovisual cultural autoral. Tem o intuito de articular atividades conjuntas entre os diferentes segmentos para fortalecer o surgimento de uma cena independente e refletir acerca de políticas e diretrizes dos mesmos. A gente precisa entender mais sobre o funcionamento da cadeia produtiva do audiovisual e construir uma cena forte, alternativa, em rede e solidária. Então, Sente-se nas mesas todos os dias, entre as 18hrs e 20hrs (exceto a mesa Entendendo a Coccar que vai das 8h as 18h).

09/12 - “Como se faz uma Economia Solidária?”
Com Nicolau Priante (Brasil Local - MT) e Pablo Capilé (Espaço Cubo - MT)
Mediador: Ahmad Jarrah (Espaço Cubo - MT)

10/12 - “Rumos da TV”
Com Israel do Vale (Programador Tv Brasil - MG), Tássio Lopes (Coletivo Goma - MG), Trama Virtual (SP), Alto Falante (MG), Massa Coletiva (SP) e Ana (do Sol - RN)
Mediador: Ahmad Jarrah (Espaço Cubo - MT)

11/12 - “Tecendo rede com o Circuito Fora do Eixo”
Com Talles Lopes (Coletivo Goma - MG), Alex Antunes (Rolling Stone - SP) e Mário Olimpio (Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá)
Mediador: Pablo Capilé (Espaço Cubo - MT)

12/12 “Sabia que o cinema pode ser portátil?”
Com Pedro Bayeux (Pirex - SP), Daniel Lisboa (Cavalo do Cão Filmes - BA) e Arte.Mov (MG)
Mediador: Ahmad Jarrah (Espaço Cubo - MT)

13/12 - “Entendendo a Coccar”
Com os membros da Cooperativa de Comunicação Cultura e Arte
Mediador: Jan Moura (Confraria dos Atores - MT)

13/12 “A lógica de circular com os cine clubes”
Com Cachaça Cinema Clube (RJ)
Mediador: Ahmad Jarrah (Espaço Cubo - MT)

3º Pacote de Seda - Vitrine de mostras

As Mostras audiovisuais são mecanismos importantes de difusão do audiovisual autoral, experimental, não competitivo e independente. É nela que se absorve atentamente a diversidade de produções e realizadores audiovisuais bem como seus princípios. A mostra se abre para as produções que não ocupam espaços de grande circulação e difusão e portanto, não encontram ressonância social para se manter permanentemente. Elas acontecem entre os dias 08 e 13 de dezembro, a partir das 20hrs e são temáticas. Venha conhecer as obras dos cineastas e videomakers independentes do Brasil.

8/12 - Cavalo do Cão Filmes - Daniel Lisboa

9/12 - Cinema Experimental - Otavio Pacheco

10/12 - TVs Alternativas

11/12 - Circuito Fora do Eixo

12/12 - Cinema em Mídias Portáteis

13/12 - Cachaça Cinema Clube

14/12 - Semana do Audiovisual

4º Pacote de Seda - Shows, Espetáculos e Feirinha

Cinema + Música + Teatro é uma bela combinação. Especialmente porque a primeira, agrega as outras duas com muita facilidade. Para acrescentar ao conceito de integração e intercâmbio da 3º Semana do audiovisual, a programação noturna também conta com Espetáculos e shows musicais. Nomes como Linha Dura, Ebinho Cardoso, Vitrolas Polifônicas, Antidemon (SP) e mais uma atração nacional surpresa compõe a programação. A Feirinha é o espaço para expositores e comerciantes culturais que devem compôr o cenário do MISC durante toda a programação.

5º Pacote de Seda - A Inscrição com a moeda complementar

A Semana do audiovisual constitui em seu conceito desde a 2º edição, a valorização da economia solidária como ferramenta essencial de viabilidade e valorização cultural, não somente utilizando da moeda complementar para se manter, como abrindo canais para que o público participe dessa construção. Prova disso foi a criação de uma remuneração pelas oficinas do projeto, pautada na troca de serviços ou produtos.

As inscrições deverão ser pagas em cubo card, porém, o próprio inscrito vai botar preço na sua inscrição a partir do que vai oferecer como contrapartida. Ou seja, se levo um livro com o preço de Cc$ 20,00 cubo cards ou se ofereço um serviço de design que custa Cc$ 100,00 cubo cards, é esse o preço que dou pra oficina. Cada um paga como quiser e ainda estipula o valor que quer atribuir à sua ‘moeda’ de troca.

Nenhum comentário: