sábado, 1 de novembro de 2008

FESTIVAL DOSOL - É HOJEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE



FESTIVAL DOSOL 2008 CELEBRA MÚSICA INDEPENDENTE E TRAZ THE DONNAS (EUA) NESTE SÁBADO

Formação, diversão e vanguarda - estes são os temas que vão nortear a edição de 2008 do Festival DoSol, que acontece neste fim de semana (01 e 02/11). Anunciando algumas mudanças estéticas com relação aos anos anteriores, o evento chega à sua 5ª edição apostando num novo formato que vai reunir música das mais variadas vertentes. O Festival mantém a postura de trazer importantes nomes do cenário underground e também projetar as bandas locais para fora do Estado. Alem disso, é o segundo ano que o evento apresenta um nome internacional, desta vez com The Donnas (EUA). As garotas californianas farão quatro shows no Brasil, começando a turnê aqui em Natal essa seguindo para São Paulo e Porto Alegre. Com um punk rock inspirado em Ramones, o grupo divulga Bitchin, o sétimo álbum da carreira.

Ao todo passarão pelos palcos do Festival DoSol, 32 bandas de nove Estados do Brasil e a estrangeira. O foco são as bandas do próprio Rio Grande do Norte, representada por 14 atrações dos mais diferentes estilos musicais. “O Festival DoSol é feito e gerido por pessoas que estão diretamente envolvidas com a propagação da música do RN. Para nós, é uma honra poder escalar um número tão grande de bandas locais. Todas elas são ótimas no que se propõe e não vão deixar a desejar com relação as bandas de outros estados que participarão do evento”, diz o produtor e idealizador do evento, Anderson Foca.

O Festival DoSol é uma realização do selo DoSol com o patrocínio da Oi e do Praia Mar Hotel através da Lei Câmara Cascudo, e apoio da Oi Futuro, Cerveja Sol, Trama virtual e da Diginet. O Festival DoSol é afiliado da Associação Brasileira de Festivais Independente - ABRAFIN. Para acompanhar os acontecimentos do evento, basta acessar o site oficial www.dosol.com.br, com todas as informações da edição 2008 e outras novidades da cena musical.

ESTRUTURA E OCUPAÇÃO DA RIBEIRA
Em 2008, a produção mantém o formato com estrutura de dois palcos, sendo um dentro do Centro Cultural DoSol, e outro no Armazém Hall, localizado no chamado “estreito” da Rua Chile.

As apresentações começam pontualmente às 16h, com portões abertos ao público às 15:30h. Os shows acontecem sem intervalos, apenas alternando os palcos, com duração de meia hora cada, até a última banda da noite, que tem o show mais estendido.

“O Festival DoSol desde 2007 assumiu uma filosofia de ocupação da Ribeira. Para este ano, vamos utilizar cinco espaços: O Armazém e Centro Cultural com os palcos; o Espaço Calígula com a feirinha e lounge; e a Grito Filmes, com o Espaço Trama Virtual”, explica Foca. O quinto espaço é a Casa da Ribeira com a realização do Festival DoSol Música Contemporânea que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, com apresentação de vídeos e bandas.

A parceria com a Trama Virtual vai formar um espaço exclusivo para bandas e convidados, onde imprensa, músicos, produtores e diversos profissionais ligados à música podem interagir e ampliar os seus contatos.

No Espaço Calígula, haverá estandes com artigos direcionados à cena musical. CD’s, camisas e outros acessórios das bandas que se apresentarão no Festival estarão à venda.

FESTIVAL GRAVA DVD ESPECIAL
Umas das principais ações do Festival DoSol 2008 vai ser a gravação de todo o conteúdo apresentado no evento para um grande DVD que será lançado no primeiro semestre do próximo ano. A idéia já vem sendo maturada nas duas últimas edições do evento, mas só agora vai ser realizada em condições ideais. “Uma das grandes forças do nosso trabalho é gerar conteúdo de cultura e sempre tentamos fazer um registro como esse. Para se ter uma idéia do que representa esse filme, nenhum festival de música independente conseguiu registrar em áudio e vídeo algo como faremos no DoSol. É nossa grande ação dentro do Festival, além, é claro, dos próprios shows que estão muito bons”, diz Anderson Foca, produtor do evento.

Para a realização do DVD, uma equipe com mais de vinte pessoas está sendo contratada pelo evento entre câmeras, produtores e técnicos de áudio. Duas grandes ilhas de registro de áudio serão montadas e vão ser coordenadas pelo Estúdio RockLab, um dos melhores do país localizado em Goiânia e Estúdio Dosol.. “Estamos chamando pessoas que entendem a música nova, tanto para o registro de áudio como para o de vídeo. Será uma experiência interessante, até porque não é um show montado para virar DVD e sim um registro do festival com ele em ação. Estamos ansiosos pelo resultado”, disse Ana Morena Tavares coordenadora do festival e diretora geral do DVD.

Venda de Ingressos
Os ingressos para o Festival estão à venda nas lojas Friends, Records, Dying Music e 775 do Midway Mall. Os ingressos Individuais estão sendo vendidos a R$15, e a casadinha para os dois dias R$20.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Sábado, 01 de novembro

22h30 – The Donnas (EUA)
22h00 – Black Drawing Chalks (GO)
21h30 – Forgotten Boys (SP)
21h00 – AMP (PE)
20h30 – MQN (GO)
20h00 – Macaco Bong (MT)
19h30 – The Sinks (RN)
19h00 – BarbieKill (RN)
18h30 – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
18h00 – Star 61 (PB)
17h30 – Rosa de Pedra (RN)
17h00 – Lunares (RN)
16h30 – Fewell (RN)
16h00 – Rock Rovers (RN)

Domingo, 02 de novembro
21h40 – Mukeka di Rato (ES)
21h10 – Catarro (RN)
20h30 – Torture Squad (SP)
20h00 – Vênus Volts (SP)
19h30 – Expose Your Hate (RN)
19h00 – River Raid (PE)
18h30 – Calistoga (RN)
18h00 – Distro (RN)
17h30 – Brand New Hate (RN)
17h00 – Plastique Noir (CE)
16h30 – AK-47 (RN)
16h00 – Gandhi (RN)

Nenhum comentário: